As 3 estratégias de lançamento utilizadas por algumas das maiores empresas de tecnologia
Abaixo, compartilho como algumas das empresas de hipercrescimento da atualidade fizeram o seu lançamento e atingiram os seus primeiros clientes.
Você já sabe mais vale relembrar: A edição abaixo segue como um estudo de caso aliado a opinião do autor, nada deve ser seguido como única verdade, afinal, não existe receita de bolo para criar e lançar um negócio de sucesso.
Abaixo, listei as 3 principais estratégias (de acordo com cada founder) no inicio da sua jornada!
Em alguns Cases temos também a primeira versão do site/landing page da empresa citada. Note que independente da qualidade (questionável em alguns casos) estética, todos eram ótimos produtos e que se propunham a resolver uma grande dor de seus clientes.
👋 Rede Pessoal - O famigerado networking
Slack - Rede de amigos
“Nós imploramos e bajulamos nossos amigos em outras empresas para experimentá-lo e nos dar feedback. Tínhamos talvez seis a dez empresas para começar que encontramos dessa maneira. O padrão era compartilhar o Slack com grupos progressivamente maiores. Ampliamos o feedback que recebemos em cada etapa adicionando mais equipes.”
— Stewart Butterfield, CEO Slack
Abaixo, um exemplo de como era a página de aquisição da Slack:
Asana - Rede de amigos e Ex-colegas
“Quase todos (nossos primeiros ~ 15 usuários) eram pessoas de quem éramos pessoalmente próximos. No momento, estávamos focados em deixá-los realmente felizes com sua experiência – completando o conjunto de recursos, respondendo aos seus comentários, corrigindo bugs e melhorando o desempenho.
— Justin Rosenstein, Co-founder and CPO
Stripe - Amigos e colegas do programa de aceleração (YCombinator)
“Na YC, usamos o termo Instalação Collison para a técnica que eles inventaram. Os fundadores mais tímidos perguntam: Você experimentará nosso beta? e se a resposta for sim, eles dizem: ‘Ótimo, nós lhe enviaremos um link'. Mas os irmãos Collison não iam esperar. Quando alguém concordava em experimentar o Stripe, eles diziam 'Certo, então, me dê seu laptop' e eles mesmos configuravam no local.”
— Paulo Graham, Investidor Serial
“Nosso primeiro usuário se tornou um dos primeiros funcionários da Stripe. Eu conhecia Ross Boucher há alguns anos. Estávamos trabalhando em um sistema de pagamentos e ele precisava de um sistema de pagamentos, então eu apenas sugeri, ei, você quer experimentar isso? Eu não enfatizei o quão cedo era.
O que nos indicou que havia algo interessante aqui foi que nossos amigos que estavam usando perguntaram se podiam convidar seus amigos, e essas pessoas convidaram seus amigos, e isso se espalhou pelo boca a boca.”
— Patrick Collison, CEO Stripe
🧗♀️ Procure seus clientes nos canais onde eles gastam mais tempo
Figma - Twitter
“Nos primeiros dias da Figma, conversamos com praticamente todos os designers que conhecíamos. Em busca de mais feedback, recorremos ao Twitter, que percebi que poderíamos usar para determinar os designers mais influentes. Depois de obter os dados, filtrei ainda mais a lista para pessoas que foram pessoalmente inspiradoras para mim. Então eu mandei um e-mail frio para muitas dessas pessoas e mostrei a elas a Figma. À medida que evoluímos o produto, mantivemos esses designers informados sobre o que estava mudando. Quando lançamos, construímos um relacionamento com esses clientes e muitos ampliaram nossa mensagem.
— Dylan Field, CEO Figma
Atlassian - Comunidade Open Source
“O código aberto ajudou. Comunidades (listas de discussão e grupos de notícias) ajudaram. Além disso, cerveja grátis, preços antieconômicos e principalmente um ótimo atendimento ao cliente contribuíram no início.”
— Mike Cannon-Brooks, CEO Atlassian
Dropbox - Portal “Hacker News”
“Criamos um vídeo simples, demonstrando o produto, e o publicamos em abril de 2007 no Hacker News com o título “Meu aplicativo YC: Dropbox – Jogue fora sua unidade USB. Esse vídeo trouxe os primeiros usuários ao Dropbox.”
— Drew Houston, CEO Dropbox
🗞 Lançamento via Imprensa
Canva
"Como tínhamos alguns investidores de alto perfil, tivemos a sorte de receber muito tráfego via impresa sobre nossa 'startup furtiva' e tivemos 50 mil pessoas se inscrevendo em nossa lista de espera. Queríamos desesperadamente garantir que eles gostassem do nosso produto quando lançamos."
— Melanie Perkins, CEO Canva
Twilio
Em novembro de 2008, a Twilio foi lançada no TechCrunch em versão beta privada. Alguns dias antes das notícias, Dave McClure (investidor anjo e fundador da 500 Startups) usou a TechCrunch como portal de divulgação, resultando no primeiro sucesso de imprensa da empresa.
Jeff Lawson, CEO Twilio
🎯 Resumindo…..
As três estratégias citadas para aquisição dos primeiros clientes:
👋 Rede pessoal (networking): Amigos, ex-colegas, investidores, outros empreendedores
Quem em sua rede poderia ser um cliente em potencial? Como você poderia construir rapidamente uma rede?
🧗♀️ Procure seus clientes nos canais onde eles estão: Comunidades online, eventos offline, lembre que quem define o canal de tração é o perfil do seu cliente e não o contrário.
Quem são seus clientes-alvo e onde eles passam o tempo, online ou offline?
🗞 Imprensa: Preparar um lançamento para o mercado.
Qual é uma história única e não contada que você pode lançar para a imprensa?
Caso queira aprender como as maiores empresas atingiram a marca de 1.000 usuários, não deixe de ler o conteúdo abaixo!
Se gostou do tema e quer bater um papo comigo basta clicar aqui!
Será um enorme prazer continuar essa conversa e entender mais a fundo as suas dúvidas, insights e aprendizados na captação dos primeiros clientes da sua empresa 🚀
Referências desta edição: