Características que te diferenciam como Founder 💎
Execução, eficiência, comunicação e motivação é o quarteto que compõem as características que vão te diferenciar no mercado.
Eu gosto do conceito de Osho que todos somos medíocres e comuns em algum nível, afinal não há ninguém que seja 100% consistente ou bom em tudo. Porém, quais características formatam um founder fora da curva?
☕️ Pegue o seu café – sem açúcar, por favor – e ajeite a suas costas na cadeira que está no ar a versão da B2B desta segunda-feira. ✨
Execução
A primeira coisa é que esses founders executam.
E vou tentar ser bem específico sobre o que isso significa... Basicamente é ter a capacidade consistente de avaliar o que precisa fazer, fazer e depois aprender com isso. Isso não significa que o que você fez estava correto ou não, mas significa que você nunca fica preso (a) na etapa de execução:
“Ah, eu quero fazer isso”, duas semanas depois, “Puts, não consegui fazer ainda, não tive tempo”. E assim vai, durante meses, ou anos.
Portanto, execute agora e aprenda com o colateral.
Eficiência
A segunda característica, e que deriva da primeira, é ser eficiente.
poder, capacidade de ser efetivo; efetividade, eficácia.
virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.
Uma pessoa eficiente precisa primeiramente ser viciada em execução e então a eficiência vai aumentando com o tempo, trazendo uma analogia rápida:
Imagine que a execução é a decisão em chutar a bola em direção ao gol, no começo você com toda certeza mais errará do que qualquer outro resultado, porém após chutar milhares de vezes você começa a aumentar a sua eficiência e com isso consegue ter mais resultado com menos esforço.
Mais do que executar é executar com consistência e conquistar resultados.
É bastante intimidador trabalhar com alguém que está sempre buscando eficiência. Não de uma forma ruim, mas intimidador de uma forma que exige respeito porque essa pessoa faz o que precisa ser feito. Você trata as metas dessas pessoas com mais respeito porque é natural você achar que elas têm mais chances de alcançar o sucesso. E você trata as tarefas delas com mais respeito porque sabe que elas, em algum momento, vão arregaçar as mangas e fazer.
Portanto, o entendimento de que você está em um lugar que exala execução em busca da eficiência torna um ambiente ambíguo em algo formidável.
Comunicação
Antigamente eu pensava que apenas executar era o suficiente para formatar uma empresa, tirar um projeto ou produto do papel e botar pra rodar, porém nos últimos dois anos eu ressignifiquei essa prioridade e hoje considero que a maior característica que você pode focar é na comunicação clara e concisa.
O fato é que as startups realmente exigem uma boa comunicação… Comunicação com seus usuários, comunicação com possíveis investidores, com seus cofundadores, com possíveis funcionários.
Na verdade, um founder precisa estar sempre falando sobre seu negócio e entusiasmando as pessoas com ele. O erro número um que vejo os fundadores cometerem é que não conseguem explicar o que sua empresa faz.
Esses founders conseguem, em uma ou duas frases, explicar exatamente o que a empresa faz, e conseguem explicar isso a um cliente, a um investidor, à mãe, a qualquer pessoa com qualquer nível de conhecimento sobre o setor, e conseguem fazer isso sem balbuciar.
Acho que isso é extremamente importante porque, para obter conselhos, investimentos e convencer alguém a entrar na sua empresa, é preciso primeiro entender o que você faz. E você ficaria surpreso com a quantidade de fundadores que não conseguem explicar claramente o que fazem bem.
Motivação interna
Antes de encerrar, eu acrescentaria um bônus: Motivação interna.
Bom, as coisas no mundo, desde negócios até o seu relacionamento tendem mais a não dar certo do que dar certo. Veja, o natural é que não dê certo e o que fazemos é brigar diariamente para mudar a direção para que dê certo.
Esses founders tem a característica de não ficarem muito desanimados quando as coisas dão errado. Eles permanecem motivados.
Startup é um jogo em que você vai falhar o tempo todo.
Você tomará decisões ruins o tempo todo.
Você terá uma hipótese forte que vai estar errada.
Você irá mais errar do que acertar.
E esse tipo de pessoa não desanima, mesmo que faça a jogada errada cinco vezes ou cinco vezes seguidas. Elas continuam apaixonadas pelo problema.
Elas continuam apaixonadas pela tentativa de encontrar uma solução e continuam executando e avançando. Se manter motivado diante da derrota ou do fracasso é algo extremamente importante para um fundador de startup.
Já diria o amigo Churchill:
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”
Bom, essas são as quatro características que caracterizam um(a) founder fora da curva, muito mais do que avaliar ideias de negócios, avalie a característica das pessoas que você trás pro barco:
Execução: Capacidade de execução.
Eficiência: Capacidade de resultado.
Comunicação e Visão clara: Capacidade de comunicar claramente.
Motivação interna: Capacidade de resiliência.
🚨 Já que chegou até aqui, leia abaixo…
No conteúdo desta semana eu fui para essa linha mais comportamental fugindo um pouco de produto e growth, temas que sempre trago por aqui…
É uma linha que eu gosto bastante mas não sei se você gosta, então responde pra mim… Você curtiu? Se sim, deixa um like neste post!
Por fim, se quiser falar comigo me adicione no Linkedin ou marca um ☕️ café gratuito clicando aqui.
👋 Um abraço, Gabriel Espíndola