Como construir uma Startup de Sucesso, por Paul Graham (YCombinator)
Lenda do vale do silício e fundador da YCombinator, Paul Graham é um dos grandes gurus responsáveis por empresas como Uber, DoorDash, Twitch e OpenAI.
Paul Graham é uma das grandes lendas do Vale do Silício, sendo conhecido por ter construído o primeiro SaaS do mundo em 1995, mas ficou realmente famoso pela primeira aceleradora do mundo, a YCombinator.
Hoje, de uma forma curta e breve, como Paul Graham recomenda que você crie a sua startup para que ela obtenha sucesso. Você também pode ler essa essay no blog pessoal dele.
Participe da Builders 2 Builders clicando no botão abaixo. É de graça :)
E sendo um assinante, estaremos inaugurando nosso primeiro office em Boston, MA em 2025. Se estiver por aqui, fique a vontade para parar para tomar um café e papear ☕️
🔺 A Tríade
Há muitas formas de começar uma startup e definitivamente não existe uma regra, mas você precisa garantir três principais fatores inegociáveis desde o início:
Tenha boas pessoas
Principalmente os founders. Se o seu founder não agrega realmente pro negócio, pense duas vezes.
Faça algo que os clientes realmente querem
Solucione problemas reais, foque em nichos e busque o monopólio.
Gaste o mínimo de dinheiro possível
O sonho do founder que ganha muita grana é um sonho posterior, a regra agora é gastar o menos possível, diluir o risco e sobreviver.
💡 Ideia
Você definitivamente não precisa de uma ideia brilhante ou ser o novo gênio do mercado, o que você precisa é solucionar um problema de uma pessoa e de um mercado específico. Por exemplo o Substack, ele tenta solucionar a dor do escritor amador que tem dificuldade em gerar receita. Bem específico.
Com esse mercado definido e essa solução em mãos, agora tente aplicar na prática. Procure uma empresa de porte médio que tem essa dificuldade específica e ofereça ser um consultor gratuito, onde você vai melhorar o problema com a sua solução.
Ideias não valem nada no final do dia, o que vale mesmo é a execução.
🙌 Pessoas
Em sua startup tenha entre 2 e 4 founders – não seja founder solo, a diversidade de ideias e pontos de vista é extremamente positivo para o negócio além de segurar sozinho o desafio é pesado demais – e também não tenha mais de 4 founders, muito cacique pra pouco índio também não funciona.
Se você não entende sobre usuários aprenda ou chame alguém que entenda, e qualquer problema ou divergência entre os seus founders resolva imediatamente, se preciso dêem um tempo, durmam e só coloquem a melhor versão de vocês na mesa para resolver o conflito.
No começo da sua startup você não precisa do executivo da SalesForce para liderar o seu time, esse executivo se quer teria um impacto positivo na sua empresa. O que você realmente precisa é de pessoas obstinadas, pessoas obsessivas e que levam o trabalho muito a sério… As vezes até demais.
Garanta que no começo você só tenha pessoas com esta mentalidade.
Se não tiver vale o ditado “hire fast, fire faster” em tradução literal “Contrate rápido, demita mais rápido ainda”.
Conquiste sua cidadania europeia com a maior especialista da América Latina!
Se você busca a dupla cidadania italiana, portuguesa ou espanhola, a Cidadania4u te ajuda de forma rápida e segura. Com um aplicativo exclusivo aos clientes, a maior especialista no assunto na América Latina garante um processo transparente e protegido contra golpes e fraudes, comuns nesse mercado.
Aproveite as condições exclusivas de Black November somente até 30/11:
5% de desconto
Menor euro da história
Processo de cidadania italiana grátis para menores de 18 anos
100% de cashback na Pesquisa Genealógica: todo o valor investido volta para o plano de cidadania
Curso de italiano gratuito ao fechar o Plano Exclusive
👉Aproveite agora 5% OFF na sua cidadania europeia com a Cidadania4u! 🛂
📦 Entregando um Bom Produto
Toda startup que falhou é por que criou algo que os clientes realmente não queriam.
Então foque e crie algo que o seu cliente focal realmente precisa.
A melhor forma (e talvez a única forma) de identificar se o seu produto atende o usuário é criar um protótipo e colocar na frente dele. Observe as reações e a interação. Aprimore. Repita.
Depois que o seu produto estiver validado, foque em mercados pequenos para conseguir a sua primeira tração, vai ser mais fácil. Os clientes menores vão te ajudar a refinar o seu produto e se preparar para empresas maiores que invariavelmente virão no decorrer do caminho.
🌱 Não gaste dinheiro
Crie e cultive uma cultura de frugalidade, ou seja, simplicidade e sobriedade sobre dinheiro. Muitos founders se questionam quanto eles devem ganhar de salário, e a resposta é simples: O mínimo para pagar as contas.
– “E depois do seed?”
– “O mínimo.”
Quem sabe depois do Series A, product-market fit decente e uma tese de crescimento sólida, seja a hora de pensar em salário.
Caso contrário, o que você está construindo é um grande e belo castelo de areia. Na primeira onda o seu império vai virar nada e você vai ter que voltar a procurar emprego.
Uma ótima forma de poupar dinheiro é evitar custos desnecessários como escritórios – não entendo como os founders amam ter um escritório bonito. Quem querem agradar? Se o encontro presencial é tão necessário faça da sua casa o office.
Outra forma de poupar é ser muito restritivo com novas contratações, o Airbnb por exemplo demorou um ano para contratar o seu primeiro funcionário e a entrevista levou 5 meses até Brian Chesky garantir que a pessoa tinha o DNA da empresa.
Você não precisa de mais pessoas e se precisar: Seja rigoroso.
Quanto menos dinheiro você gastar, mais tempo você têm para aprender e ajustar a direção do negócio.
🤝 Contratações
A regra é clara: Escassez.
Só contrate quando for absolutamente, definitivamente e incondicionalmente necessário.
Quanto mais pessoas você contrata, mais devagar fica a sua empresa.
São os times pequenos que realmente se movem rápido.
E relembrando o tópico anterior: Não contratar é a melhor forma de poupar dinheiro. Pense, qual é a primeira atitude que uma empresa têm ao reduzir custos? Cortar pessoas.
Então não contrate, apenas se necessário.
🧐 Quem deve começar uma Startup
É recomendando (baseado nos dados da YCombinator) que pessoas entre 23 anos e 38 anos, que tenham uma mentalidade obsessiva por trabalho e generalista, empreendam no nicho.
Lembrando que uma startup vai intensificar o seu trabalho em proporções inimagináveis, mas o retorno pode ser muito grande.
Espero que você tenha gostado, até a próxima!
– Espíndola