É por isso que você não alcança seus objetivos.
As metas fazem parte de uma hierarquia, no topo estão seus objetivos, no meio seus sistemas e hábitos e lá embaixo está o que te impede de alcançar seus objetivos, o foco.
Foco e Mindfulness podem parecer assuntos totalmente diferentes, mas o princípio de ambos é o mesmo.
Antes de você fechar essa aba porque isso é assunto da galera do yoga, da miçanga na praia, trouxemos esse assunto de uma maneira diferente que pode te fazer enxergar esse tema com outros olhos!
Por que mindfulness é tão importante? Esse é um nome bonito para dizer “estar presente”, estamos sempre correndo contra o tempo, tomamos café pensando em chegar no trabalho, trabalhamos pensando na próxima atividade e assim acabam nossos dias, com a cabeça no travesseiro pensando no dia seguinte.
Quando mais a tecnologia evolui, mais ficamos vidrados em nossos celulares e nosso foco se perde. Foco é uma arte perdida na era da dopamina fácil.
Já percebeu que a maior parte dos conselhos são muito mais simples do que imaginamos? Por que são mesmo, cometemos o erro de pensar demais nas coisas e nos torturar pelo que ainda não aconteceu.
O simples conselho de estar mais presente pode resolver muitos problemas, já que é basicamente ter momentos de reflexão para nos ajudar a consertar erros cometidos, entender situações das nossas vidas e por aí vai.
Quando refletimos sobre experiências, temos uma visão melhor do que aconteceu e do que podemos fazer da próxima vez. Estar presente é sobre isso, se fazemos essas reflexões no momento que essas situações estão acontecendo, conseguimos ajustar nosso rumo enquanto navegamos.
Metas, objetivos, sistemas e hábitos, tudo é uma só hierarquia.
Metas são o que queremos alcançar, se são objetivos de outras pessoas ou vazios, eles não servem de nada.
Sistemas são uma maneira de alcançar as metas, mas se não colocamos energia o sistema não funciona, de que adianta ter um computador sem bateria?
Hábitos são as ações que fazemos de forma repetida, é a energia que o sistema precisa para alcançar as metas.
Por isso hábito é um assunto tão interessante, sua meta pode parecer inalcançável, mas com os hábitos certos, existe um caminho para alcançá-la.
É muito estranho de pensar que o simples fato de ler durante 10 minutos todos os dias pode te dar insights para abrir uma empresa, oferecer insumos para subir degraus na carreira ou até mesmo fazer uma mudança total em sua vida.
Tudo começa por algum lugar, clichê, nós sabemos, mas como podemos correr uma maratona sem levantar da cama e amarrar o tênis?
A hierarquia do mais básico até o plano de dominação do mundo é o que nós vivemos diariamente, nos falta vontade de levantar para correr e apertamos o “soneca”, olhamos aquele livro na cabeceira e dizemos que vamos ler depois.
Tudo isso pode mudar se estivermos presentes, temos nossas metas na cabeça, mas se estamos sempre pensando no próximo passo, acabamos perdendo o presente.
É assim que você perde a infância dos seus filhos, é assim que você ganha peso e fica eternamente pensando que um dia esteve em forma.
Meio pesado né? Mas se isso não te fizer mudar, o que vai?
É sobre criar momentum
O mais engraçado é que pensei nesse assunto em um dia que amassei o botão da soneca, me senti mal porque já tinha decidido que ia correr.
Depois de alguns minutos, literalmente me arrastei para fora da cama, amarrei meu tênis e liguei uma corrida guiada pelo Andy Puddicombe, ninguém menos que o criador do Headspace.
E o que isso tem a ver? É tudo sobre momentum (a melhor tradução disso é impulso ou o famoso empurrãozinho).
Podia ter apertado o soneca e continuado a dormir, você não é a única pessoa que já faz isso.
Já tinha me organizado para correr e o fato dessa meta ser importante criou um momento de reflexão que desisti de dormir mais e me forcei a sair da cama.
Saindo da cama, fui correr, correndo escutei sobre um assunto que me interessava, o tema foi tão bom que tive vontade de escrever esse texto e agora você está lendo isso exatamente porque amarrei o tênis e saí para correr numa quinta-feira de manhã.
É um efeito dominó e é por isso que mindfulness é uma solução simples que tem um impacto ENORME.
Sem o dominó de estar presente, não derrubamos a peça do hábito, que por sua vez não derruba a peça dos sistemas e tudo isso virou mais um objetivo que desistimos no meio do caminho.
O que você ganha com isso?
Se até aqui essa nova perspectiva não te ajudou em nadinha, sejamos mais práticos:
Estar presente significa mais foco para fazer o que você quiser.
Quanto mais praticamos estar presentes, ficamos mais confortáveis com desafios e emoções difíceis.
Práticas de mindfulness e meditação são ferramentas para notarmos pensamentos e emoções assim que eles aparecem. Sabe a famosa inteligencia emocional? Ela começa aqui.
Não temos propriedade nenhuma para te dar técnicas de mindfulness, mas o Andy tem!
Ele foi monge e viveu em diversos monastérios por anos e hoje é CEO do Headspace que em 2021 foi avaliada em US$ 3 bilhões (como as coisas mudam né?).
Como podemos praticar o mindfulness? Essas 4 práticas podem te dar uma ideia de como adaptar o mindfulness na sua vida.
Scan corporal, você não muda absolutamente nada, apenas está percebendo as sensações, que é o primeiro passo para estar presente.
Comendo com “consciência”, no meio da “correria” muitas vezes nos alimentamos no piloto automático, qual foi a última vez que você teve uma refeição sozinho, sem TV, sem livros, sem celular?
Pausa de eletrônicos, qual foi a última vez que você não fez nada? Nada mesmo, sem música, sem nada. Crie algum momento no seu dia para se afastar das notificações e só deixe os pensamentos fluirem.
Muitas vezes não gostamos de ficar sozinhos e em silêncio, porque não suportamos a nossa própria companhia…
Criar uma rotina,
Se você se interessou e quer entender um pouco mais sobre, esse artigo do próprio Headspace pode ser um ótimo começo.
Existem diversos aplicativos de meditação guiada, o Headspace e o Calm são definitivamente os mais populares, mas nada impede que a gente adote apenas algumas práticas, afinal nossa ideia aqui não foi te convencer a virar um monge.
Priorização cria Foco, Foco gera Produtividade
Temos muita coisa para fazer, conciliar nossos projetos, reuniões, família, amigos, é fácil de se perder nessa confusão toda.
Se sabemos o que queremos de verdade, fica mais fácil de priorizar as coisas e, consequentemente, eliminar os excessos.
O efeito dominó funciona nos dois sentidos.
Metas que fazem sentido pedem por sistemas robustos que vão chegar até o objetivo.
Os sistemas por sua vez necessitam de hábitos consistentes e por fim, se algo é importante, pare por alguns segundos, reflita e levante da cama para correr.
O que você achou desse conteúdo?💡
Irado!! 🔥🔥