Social Selling 📱 por Rafaela Guimarães da Socialis
O processo de "venda social" serve para qualquer negócio! Saiba como explorar a estratégia para prospectar clientes e se relacionar com eles através das redes sociais
Fala pessoal! Eu sou a Rafaela Guimarães e hoje compartilharei com vocês um pouco sobre o Social Selling, em outras palavras, o processo de vender através das redes sociais!
Sou co-fundadora da Socialis, plataforma que conecta marcas às suas lojas, vendedores ou times, instruindo-os a adotar as melhores estratégias de redes sociais de maneira gamificada e inteligente. Com 6 anos de experiência com marketing digital e redes sociais, atuo em diversos projetos de consultoria, estratégia e conteúdo. Além disso, sou fundadora do Podcast e Newsletter Marketing & Negócios, onde compartilho as principais tendências e notícias desses dois universos além de reunir grandes líderes e profissionais para falar sobre diferentes temáticas! Fico à disposição para ajudá-los! 🤘
Redes Sociais é diálogo…
Que a rede social se tornou uma parte fundamental na jornada de compra dos consumidores, isso todo mundo sabe. Afinal:
👉 75% dos consumidores brasileiros utilizam as redes sociais para pesquisar produtos ou serviços (Opinion Box 2022)
📱 40% dos consumidores concordam que a rede social é a maneira mais rápida e direta de se conectar com uma marca (Sprout Social Index)
🔎 78% dos usuários do TikTok concordam que o app é uma ferramenta de busca para encontrar novas opções de produtos e/ou serviços (Fonte: Box 1824)
E diante desse cenário onde as redes sociais se tornaram não só plataformas de interação e conteúdo, mas verdadeiros mecanismos de busca, estar presente nestas plataformas é estar dispostos a gerar diálogos e verdadeiras oportunidades. Portanto, se redes sociais é diálogo…Não faça um monólogo!
O Social Selling
A estratégia de Social Selling consiste em explorar estes diálogos com o objetivo de gerar vendas, ou seja, utilizar as redes sociais para prospectar clientes e se relacionar com eles. Isso pode ser feito desde conteúdos estratégicos no Instagram, ou até interações diretas via Linkedin. Quem domina o Social Selling cria conversas, engaja pessoas e constrói relacionamentos com base em conteúdos relevantes.
Um Social Selling bem feito pode:
Encurtar o ciclo de vendas
Potencializar as oportunidades comerciais do negócio
Reduzir CAC (Custo de Aquisição de Cliente), já que todo aquele processo persuasão para provar o valor das soluções da empresa fica mais curto
Como adotar o Social Selling
Listei algumas etapas que acredito que faz sentido para a construção de uma estratégia de Social Selling, são elas:
Objetivo: É claro que todos queremos vender, mas entenda de forma clara e específica os objetivos de venda, que muitas vezes também podem estar atrelados a objetivos de awareness, autoridade e engajamento.
Público Alvo: É fundamental entender com quem você quer dialogar. Só assim você saberá quais os melhores canais para interagir com este público e quais conteúdos criarão as conexões e diálogo necessário!
Canais: Existem diversas redes sociais que você pode atuar. Entenda quais redes fazem mais sentido de acordo com seu público e objetivo, e lembre-se de encaixá-las com a sua rotina de conteúdo e interação
Estratégia: Elenque os principais conteúdos, temáticas, possíveis interações e formatos que podem ser atrativos e gerar um diálogo com o seu potencial cliente.
Exemplos:
Modelo B2B: Conectar com profissionais de cargos e empresas específicas no Linkedin e gerar primeiras interações e conteúdos com base nas oportunidades e temáticas estratégicas com eles
Modelo B2C: Criar uma sequência de conteúdos diário onde cada vendedor publique e faça link com o produto à venda, inserindo CTA (call to action) para iniciar uma conversa ou venda através de whatsapp
Análise: Por fim, olhar para os resultados e oportunidades geradas através das redes sociais é fundamental. Não só os resultados de venda, mas outras métricas que influenciam na jornada como um todo, seja alcance, conexões realizadas, respostas, engajamento, etc…
Empodere seu time com o Social Selling
Seja um time comercial de uma empresa de tecnologia ou vendedores de um ponto de venda no varejo…Vendedores que estão nas redes sociais vendem mais!
👀 Empresas com processos de social selling consistentes têm 40% mais chances de atingir metas de receita do que vendedores não sociais. Além disso, os vendedores que estão nas redes sociais têm um volume maior de novos clientes (65% vs 47%) e melhor conversão de clientes (46% vs 31%) em comparação com aqueles que não estão usando as as redes sociais para vendas.
Empoderar seus vendedores para utilizar as redes sociais pode gerar boas oportunidades para o negócio, mas há diversos desafios:
Como engajar os vendedores?
Como padronizar a comunicação na ponta?
Como escalar esse processo?
Como garantir as melhores práticas?
Como monitorar os resultados?
👉 Diante disso, a Socialis é uma plataforma que capacita a “ponta” a adotar as melhores estratégias de social selling de maneira gamificada e inteligente. Através de um aplicativo com uma lista de tarefas gamificada, os vendedores conseguem adotar e engajar de forma prática. É possível monitorar as ações implementadas, permitindo às marcas terem acesso a informações cruciais sobre a atuação de seus vendedores nas redes.
Indicações!
A melhor forma de aprender e se inspirar a criar conteúdo é consumindo conteúdos! Busque seguir pessoas e perfis que te inspiram e diferentes formatos que podem se tornar boas referências de conteúdo e interação :)
👇 Algumas indicações:
Para acompanhar tudo sobre redes sociais: Social Media Today
Newsletter - Tendências e notícias de marketing, digital e negócios: Marketing & Negócios
Podcast com líderes e especialistas de marketing e negócios: Marketing & Negócios
Para aprender sobre aspectos de marketing e branding no digital: Livro Digital Branding
Conteúdos sobre Mobile, Inovação e Tech: Morse
Espero que tenham curtido o conteúdo! Quer bater um papo? Clique aqui e veja a melhor forma de se conectar! 🤘
Excelente artigo! Parabéns!