🧑🚀 Como ter mais ideias para decolar qualquer projeto
Mais ideias são o combustível para melhorar em qualquer área da vida, para projetos pessoais, iniciativas do trabalho ou até empresas novas.
MP;RA
(versão brasileira do TL;DR, too long didn’t read, Mó Preguiça, Resume Aí)
O momento eureka de uma ideia aparecer do além é uma ilusão.
Para ter mais ideias precisamos de várias fontes de informação para estimular nossa cabeça a movimentar mais pensamentos e conexões diferentes.
Uma ideia sem execução é só uma hipótese, criar um sistema para testar suas ideias é tão importante quanto desenvolver uma maneira de ter ideias com mais frequência.
Esse conteúdo foi inspirado em uma conversa com o Samuel Porcaro, conversamos sobre novas ideias dele e como efetivamente lançamos novos projetos!
Não faço a menor ideia de onde veio aquela ideia de uma ideia brilhante vai surgir do nada a qualquer momento, aquele famoso momento eureka que uma lâmpada aparece em cima da nossa cabeça.
No contexto real, nós precisamos de inspiração e conseguimos movimentar ideias consumindo fontes diferentes de conteúdo para nossa cabeça conseguir fazer novas conexões.
Quando nos sentimos perdidos, a resposta é buscar mais conhecimento.
Se já temos conhecimento, a resposta é a execução.
E se já estamos executando, a resposta é a consistência.
Parece um caminho lógico, mas não estamos aqui para falar de teoria e sim para falar de como podemos evoluir na prática.
Ideias não aparecem do além
Se nossa fonte de conteúdos é a mesma de muitas outras pessoas, como você quer que o resultado seja algo diferente?
Cada pessoa é única, a combinação das nossas experiências, referências e habilidades.
Dependendo da sua área de atuação já existem milhares de pessoas com as mesmas referências e habilidades, então seu ponto de diferenciação se tornam suas referências e pontos de vista sobre aquele assunto.
Um cara que fala muito sobre esse assunto e provavelmente já foi citado em outro conteúdo é o Dan Koe.
Em um dos últimos conteúdos dele no YouTube ele questiona que se conseguimos passar 8 horas construindo o sonho de outra pessoa, por que não podemos passar uma hora do dia construindo o nosso?
Isso é muito relevante por aqui porque independente do seu caso, ter ideias novas é sempre uma vantagem.
Se você já trabalha para uma empresa legal e quer ter novas ideias para começar um Micro-Saas, consumir novos conteúdos para pensar em novas ideias é provavelmente o melhor caminho.
Quer ter mais ideias para iniciativas ou projetos no seu trabalho? Ver o que outras empresas de mercados diferentes estão fazendo pode te diferenciar por simplesmente trazer novas perspectivas.
Quer criar um projeto pararelo ou uma Empresa Consciente para ser dono do próprio negócio? Ver como outros empreendedores estão fazendo isso é sua melhor arma para descobrir sistemas escaláveis, novos modelos de negócio e etc.
Qualidade X Quantidade
Quando nos sentimos perdidos, a resposta é buscar mais conhecimento.
Quando se tratam de ideias, quantidade é muito mais importante.
Não importa se nossas ideias são boas ou ruins (spoiler: grande parte delas são h o r r o r o s a s).
O fato é que se temos muitas ideias, provavelmente estamos consumindo bastante conteúdo, seja lá o que for, instagram, newsletters, youtube, livros, cursos e a lista é infinita.
Quando chegamos nesse estado que temos várias ideias é uma questão de tempo para ter alguma ideia boa e também uma questão de separar um tempo para realmente pensar sobre todas as ideias que surgiram.
Como temos bastante gente envolvida com Micro-Saas, existem algumas fontes bem interessantes para usar de inspiração:
Product Hunt | Lançamentos de produtos recentes
Failory - Cemitério de Startups | Startups que não deram certo
Starter Story - Ideias para seu próximo projeto | Ideias com dados de quanto custa para começar e como começar
No Code Founders | Comunidade com mais de 16 mil fundadores de negócios no-code
Comunidade Micro-SaaS | Comunidade de Micro-SaaS do nosso parceiro Bruno Okamoto que hoje é a maior comunidade de negócios early-stage do Brasil.
Além disso, se você tem uma ideia de construir um produto que já existe, o que te impede de fazer uma versão de um produto já existente com uma nova adaptação?
A Calendly hoje é o produto mais conhecido para automação de agendamento de reuniões, mas isso não impediu a entrada de um concorrente, a Cal.com.
Se quiser saber mais sobre o Calendly, a história e o modelo de negócio, esse é o estudo de caso:
Os produtos são concorrentes e até podemos argumentar sobre uma possível cópia, mas a realidade é que produtos parecidos quase sempre vão existir e uma simples variação de público pode mudar o contexto do mercado.
Imagine um cenário no qual o Calendly é o único software para agendar mentorias e o pagamento é feito pela própria plataforma por uma integração do Stripe.
Se um concorrente surge para o mercado brasileiro com integrações locais com boleto, pix, Mercado Pago e etc, talvez fosse o suficiente para tomar o mercado e ameaçar a participação do Calendly no Brasil.
São só suposições, mas qual seria o problema em adaptar um produto existente para o contexto brasileiro?
Usar um software existente como inspiração para criar um produto adaptado para outro contexto também é uma solução.
Para você ver que esse processo é muito mais comum do que parece, nosso querido Marquinhos da Meta fez isso com os stories inspirados no Snapchat, com o reels inspirados no TikTok
Sistemas
Se já temos conhecimento, a resposta é a execução.
E se já estamos executando, a resposta é a consistência.
Uma ideia sem execução nunca vai ser nada além de uma ideia, nossa mentalidade precisa sempre tender para executar testes, independente de ser um projeto pararelo ou uma iniciativa na sua empresa.
Testar é um dos pilares essenciais, porque mais testes significam mais informações.
Na B2B por exemplo, a Spark já teve vários modelos diferentes, no começo eram resumos mais longos das notícias, passou para mais notícias com um texto um pouco menor e agora são mais notícias resumidas de muito mais fontes diferentes.
Só vamos saber se realmente funciona ou não se tivermos a ideia e lançarmos ela, se ela se perder na fase das ideias ou na parte da execução, ela nunca vai deixar de ser uma hipótese.
☕ Quer marcar um café virtual para falar da sua ideia? Bora lá, só marcar por esse link!
O que você achou desse conteúdo?💡