Guia prático de como tirar um projeto do papel
Alguns insights para mudar sua mentalidade para seu próximo projeto finalemnte sair da gaveta!
MP;RA
(versão brasileira do TL;DR, too long didn’t read, Mó Preguiça, Resume Aí)
Planejamento X Execução precisa ter um equilíbrio, sem execução sua ideia não vale nada.
Navalha de Occam, vá pelo caminho mais simples.
Comece pelo que você já tem! Pensar no que pode ser e em todas as ferramentas que podemos usar só vai criar mais procrastinação.
be mesmo usar o Google? Alguém já fez algo parecido, aproveite isso e não tente reinventar a roda.
Seja ágil, mais iterações e mais feedbacks tornam um produto melhor.
Todo mundo já conheceu aquela pessoa que falou “ah, já tive essa ideia do Netflix antes deles”, mas por que essa mesma pessoa está reclamando ao invés de estar aproveitando o sucesso do Netflix?
Não precisamos tirar o crédito de ter mesmo a ideia, mas uma ideia sem execução é só um sonho e não vale nada no mundo real.
Em outros cenários, esperamos a ideia perfeita ou passamos anos planejando algum projeto e ele nunca sai do papel.
A ideia desse conteúdo é ajudar a tirar essa ideia da sua cabeça e colocar ela no mundo!
Confia na viagem
Existem inúmeros fatores que são bloqueios para não executarmos um projeto próprio, mas existe um caminho que pode desafiar o jeito que pensamos para dar um novo ponto de vista nos nossos projetos!
O planejamento eterno e as ideias perfeitas: Quanto mais rápido erramos, mais rápido aprendemos.
Navalha de Occam: As coisas são mais simples do que parecem.
Você realmente sabe usar o Google? Aprenda a usar as ferramentas que já temos.
Minuto Ágil do Pedrinho: Seja ágil, mais iterações e mais feedbacks tornam um produto melhor.
Bootstrapping de um produto, um projeto para sua área, projetos pessoais, tanto faz qual é a sua situação, os tópicos são úteis para tentar enxergar as coisas sob outra perspectiva, às vezes só falta um empurrãozinho para se animar e colocar uma ideia irada em prática.
O Planejamento Eterno e as Ideias Perfeitas
Temos várias ideias e criamos ainda mais bloqueios para não levá-las para frente.
Muitas vezes, a única coisa que falta é só a gente começar. Nós aprendemos muito mais quando cometemos erros e mesmo assim caímos na armadilha de planejar até o plano ficar perfeito.
Spoiler: o planejamento perfeito não existe.
“Sem esforço, seu talento nada mais é do que potencial disperdiçado.
Sem esforço, sua habilidade nada mais é do que o que você poderia ter feito mas não fez“
Angela Duckworth, autora de Garra: O Poder da Paixão e da Perseverança (falamos mais disso nesse conteúdo: Garra, por que isso importa na sua empresa?)
Navalha de Occam
É aqui a parte que a viagem vai longe, a Navalha de Occam é um modelo mental que também é conhecido como Lei da Parcimônia.
A navalha de Occam é um princípio que diz que a explicação mais simples é geralmente a melhor.
Entre duas hipóteses, uma simples e outra com uma quantidade maior de suposições, qual é a mais provável de acontecer?
É por isso que teorias da conspiração são improváveis, geralmente essas histórias tem tantas suposições e tantas coisas que precisam acontecer para se tornarem reais que a probabilidade delas é praticamente nula.
Por mais que pareça óbvio ou simples demais, nós esquecemos disso com frequência.
Podemos começar um projeto com o que já temos, de maneira mais simples, ou podemos planejar tudo antes, ferramentas que precisamos, investimentos, tempo, cursos, habilidades e etc para enfim começar.
Falando desse jeito… Parece que essa situação é muito mais comum do que você achava né?
Você realmente sabe usar o Google?
Provavelmente sua resposta é sim, mas seu projeto por algum motivo talvez ainda esteja na fase do planejamento eterno, por que?
Um produto que foi lançado nunca será um sucesso, então o primeiro passo é começar.
De preferência começar da maneira mais simples possível e assim que a primeira versão for lançada teremos dados e insights disponíveis sobre o que funcionou, o que não funcionou, como o produto foi recebido pelos usuários e etc.
A Meta é uma das empresas que mais faz dinheiro com anúncios e depois que o Instagram começou a fazer parte da vida das pessoas eles fizeram o que para se adaptar? COPIARAM NA CARA DURA.
Eu imagino algumas reuniões dentro do Instagram mais ou menos assim:
“Nossa e se a gente criasse uma funcionalidade para os usuários enviarem fotos para os seus amigos? Ah, tipo o Snapchat?”
“Os conteúdos mais curtos estão bombando né, imagina a gente fazer um feed infinito para os usuários passarem horas vendo vídeos? Ah, tipo o TikTok?”
Não estou tirando mérito nenhum do sucesso da plataforma, eles validaram o produto e não é a toa que ainda é a rede social mais usada no mundo.
Mas em anos recentes o Instagram não fez uma iniciativa original e isso não impediu que eles copiassem funcionalidades de outros aplicativos para continuarem relevantes.
Reels, TikTok ou YouTube Shorts, na essência o produto É A MESMA COISA, mas cada um tem sua preferência e se esses três ainda estão vivos é porque cada um oferece algo único de algum jeito.
Voltando para a linha de raciocínio, se até a maior rede social do mundo faz isso, porque nós, meros mortais, não podemos também.
E mais, o que o seu projeto tem de tão inovador que não é possível encontrar referências no Google?
Sua ideia é intermediar serviços? Veja como o Uber funciona.
Sua ideia é combinar perfis parecidos? Veja como o Tinder funciona.
Sua ideia é criar uma newsletter? Veja as referências que você consome e tenho certeza que se mandar mensagem para esses criadores eles vão te responder com dicas!
(Inclusive se quiser falar com a gente sobre isso, você pode agendar uma call por esse link! Ou mandar uma mensagem direto para no LinkedIn).
Lembro de um curso que o facilitador estava falando sobre isso e ele soltou um: “não sabe alguma coisa para a sua empresa? Escreve o problema e MIT ou Harvard no final da busca do Google e pronto, a consultoria dessa vez é de graça, na próxima eu cobro caro.”
Pode parecer uma piada ouvindo isso pela primeira vez, mas não deixa de ser verdade, se sabemos o que queremos, por que não ir pelo caminho mais simples e ver quem já fez algo parecido?
Hoje até um software pode ser feito sem código nenhum pelo Bubble por exemplo (software no-code para montar um produto).
Por que precisamos contratar desenvolvedores e criar uma estrutura enorme de custos só para validar uma ideia? É muito mais fácil criar uma gambiarra para testar a ideia e se ela funcionar, aí sim vale a pena injetar recursos para construir o produto de maneira correta.
Sem lançar seu projeto, não existem dados para melhorar o produto, isso é algo que o planejamento eterno nunca vai oferecer.
Não encare o lançamento como um evento único, assim que seu projeto for lançado a vida não vai mudar, criar essa expectativa só vai gerar mais frustrações.
Ao invés disso, encare esse processo como um ciclo, lançamos um projeto, metrificamos ele, nos adaptamos no caminho e repetimos esse processo enquanto o projeto estiver vivo.
Minuto Ágil do Pedrinho
Prometo ser rápido dessa vez, mas quiser se aprofundar um pouco mais em agilidade, temos outro conteúdo que pode ser útil!
AGILIDADE = ADAPTABILIDADE
Tudo que falamos até agora se resume a ir pela rota mais simples e usar a experiência para se adaptar no caminho.
Se ficamos no planejamento infinito, nunca conseguimos essas informações e não tem como se adaptar se nem mesmo começamos.
Risco e erro são palavras com um significado muito negativo, mas no pior dos casos eles te vão te dar informações e aí depende de você para não cometer o mesmo erro 2 vezes.
A própria Builders 2 Builders é um exemplo disso, depois de 100 conteúdos nós provavelmente já escrevemos muito melhor do que os primeiros textos.
Sem repetição, sem testar (e errar muito) vários tipos de conteúdos e assuntos diferentes, você nem estaria lendo isso agora!
É surreal ver que esse projeto começou pensando em compartilhar ideias e frameworks e hoje, com menos de 1 ano, já tem mais de 2 mil leitores. E aí, o que falta para começar o seu projeto?
O que você achou desse conteúdo?💡