3 Comentários

Eu acho que esta redução nas receitas provenientes de anuncios digitais é temporária. A tendência no longo prazo é cada vez mais os publicitários aumentarem suas verbas em mídias digitais e pequenos e médios empresários já começarem por estes canais.

Este ano facebook e google (Principais canais para anunciantes) foram muito afetados pela inflação e também pela mudança da política de de privacidade IOS. São dois fatores que devem ser endereçados no médio prazo.

Expand full comment

Legal o seu ponto de vista, João!

Eu tenho algumas sérias dúvidas sobre o uso de anúncios... O número de soluções e empresas no mundo está escalando de forma exponencial, principalmente agora com as ferramentas no-code e os micro-saas a tendência é de fato todos os oceanos serem vermelhos de tantas soluções para a mesma dor e concorrência.

Com tantas soluções, o que vamos ver é uma redução drástica dos valores cobrados em cada software. Agora a minha opinião: Diante deste cenário e enquanto as ferramentas (Meta e Google) ainda utilizarem o método de leilão, os anúncios vão se tornar cada vez menos viáveis – pois estarão mais caros, e com isso outras estratégias vão tomar a frente. Talvez comunidade, inbound mkt.. Só Deus sabe. Com o valor cobrado por licença ser mais barato e os anúncios forem mais caros, o CAC não vai fechar e não fechando o CAC essa empresa não estará de acordo com as premissas atuais que são a respeito da eficiência operacional.

Eu acredito que os anúncios vão perder a força se continuarem do jeito que estão. Queria ouvir a sua opinião dentro desse cenário. O que você acha?

Expand full comment

Gabriel também gostei do seu ponto de vista.

Eu concordo com boa parte da sua análise. O custo para criar novos produtos e lançar novas soluções ao mercado deve diminuir, uma vez que as ferramentas Low-Code / no-code diminuem ou eliminam a necessidades de programadores.

Porém eu acho que no médio prazo, a tendência é que o CAC fique cada vez mais caro. Uma vez que o mercado esta cheio de novas aplicações eles vão disputar pela audiência e pela atenção do usuário. Provavelmente vão investir em produção de conteúdo, outbound, inbound, PLG e várias outras estratégias amplamente utilizadas no mercado.

Como o modelo de precificar anuncios de leilão utilizado pela meta e pela alphabet pode diminuir sua atratividade quando todos estiverem porque o preço do CPC está caro, por outro lado quando algumas empresas diminuirem sua verba de anúncios isto torna os anuncios mais atrativos porque o preço cai automaticamente. Eu acredito que esta estratégia de leilão tende a se normalizar e atender as expectativas do mercado no longo prazo.

Não sei se o Facebook e Google vão continuar sendo os principais canais de anúncios daqui 10/ 20 anos porém eu acredito que a tendência é que o custo para anunciantes continue crescendo em linha com a inflação. Vejo isto por exemplo, analisando algumas DRE's de empresas de mídia listada em bolsa de valores. Veja o caso do Washigton Post por exemplo, a linha de receita proveniente de anúncios que eles declaravam é crescia em linha com o PIB. Mesma coisa os anuncios do Super Bowl, o preço para anunciar cresce ano contra ano.

Enfim, acho que os preços por anuncios devem crescer de acordo com o PIB e os canais que tiverem maior relevância devem ficar com boa parte desta receita. Por enquanto Meta e Alphabet são os canais vencedores.

Expand full comment