🧱 Construindo o nosso MVP & Retrospectiva B2B 2023 🎉
Fala pessoal! 👋
Mais um episódio do nosso Build in Public e a última news deste ano de 2023!
Vou separar esta news em duas partes:
Primeiro vamos falar sobre a ClubEZ – a startup que estamos desenvolvendo juntos e em público 😎
E a retrospectiva B2B 2023, um ano incrível, cheio de reflexões, reviravoltas e com muito a agradecer 🙏
Recursos:
🌎 Comunidade B2B no Discord
💡 Episódio 01) Tendo uma ideia
🧊 Episódio 02) Conceito e Validação
📄 Documento no Notion do nosso projeto. Colabore!
Como Construir o seu MVP
O grande objetivo por trás do MVP é apenas um: Validar a sua ideia de uma forma econômica. Este não é o momento que temos ou podemos investir nosso tempo ou dinheiro, e o MVP, faz com que a nossa capacidade de execução seja um diferencial.
Tirar algo subjetivo das nossas cabeças e transformar em um projeto mais detalhado com começo, meio e sem um fim não é fácil.
Mas também não é tão difícil. Então como começar a validar uma ideia?
Lembrando que estamos partindo do momento que já temos um Conceito que construímos no episódio passado:
🔎 Pesquise
Eu sei, o tema pesquisar não tem nenhum sexy appeal, diferente de Looping de Growth e PLG, por exemplo. Sempre gostamos de falar sobre a mágica por trás dessas coisas malucas e as vezes inexplicáveis, agora, pesquisa…
Parece chato. Eu ao menos não era fã, nada fã, até entender o impacto de pesquisar: Economizar muito tempo e muito dinheiro.
O meu processo de construção de um MVP parte sempre de pesquisa e aqui vão algumas dicas sobre como pesquisar sem me alongar muito:
Não perca o tempo com perguntas desnecessárias. Não faz sentido você perguntar se a pessoa prefere assistir TV ou usar o TikTok, ao invés disso pergunte quantos anos a pessoa tem, primeiro que é uma pergunta esperada e ao tratar os dados construa um cohort de qual geração a pessoa faz parte. Saber se o seu usuário é um Millennial ou um Baby Boomer já e o suficiente para você entender como seguir em relação a sua comunicação e alguns aspectos importantes do produto.
Exceções se aplicam, se for um diferencial entender a preferência de uso, ótimo. Pergunte.
Entenda a percepção de valor do seu usuário, na pesquisa descubra o que os usuários entendem como mais prioritário.
Toda pesquisa eu tenho uma surpresa e nessa não foi diferente, eu achava que a funcionalidade de a ClubEZ estar integrada com o WhatsApp seria uma das favoritas, mas veja o resultado:Último resultado. Se lembra daquele top-down que você tomou de uma feature que o seu gestor tirou do além e a funcionalidade flopou? Ta aí o “porquê” ninguém melhor do que o paciente pra dizer onde dói mais 🚑
💎 Não é engraçado como uma funcionalidade simples de notificação de aniversário é mais valiosa do que uma integração?Uma pesquisa eficiente não tem relação com o número de respostas que você recebeu. O mais importante em uma pesquisa é QUEM está respondendo e não necessariamente quantas respostas você recebeu. Se essa pessoa fizer parte do seu ICP, é isso que importa. No caso da ClubEZ tivemos 6 respostas de potenciais usuários do nosso aplicativo. Com isso, já conseguimos ter uma amostragem (bem pequena) mas o suficiente para um MVP.
Planeje muito bem a sua pesquisa pensando primeiro no que você quer saber. Tratando os dados, quais insights você gostaria de tirar? A nossa pesquisa da ClubEZ foi projetada desta forma e você deveria fazer assim também. Muitas vezes perguntas simples trazem um baita insight após o tratamento.
Os resultados completos da nossa pesquisa da ClubEZ você consegue verificar aqui.
Por fim, avalie quem está respondendo. Se você notar alguém que tem um processo mais preparado e é uma pessoa mais adepta tecnologicamente, então a convide para uma pesquisa Qualitativa e após isso estenda o convite para essa pessoa se tornar uma das early adopter. Foi isso que fizemos.
🎯 Priorizando
Com os insights acima temos a priorização do que devemos focar em questão de funcionalidades, como o nosso ICP prefere utilizar a ClubEZ, uma visão de concorrência, o desafio de procurar um gateway de pagamento que equilibre custo x receita x qualidade…
Veja como a pesquisa se fez importante para definirmos os próximos passos e inclusive definiu que faz sentido criarmos uma solução para esse mercado.
Agora estruture o seu roadmap de no máximo duas sprints (2 semanas cada sprint = 1 mês de trabalho) e defina qual é a definição de sucesso. Na ClubEZ vamos focar nas três principais funcionalidades e a nossa definição de sucesso é:
📱 Um aplicativo mobile fácil e simples (Gen. X) de criar partidas ou se juntar a uma.
💳 Cobranças automáticas de pagamentos recorrentes ou unitários.
🔔 Notificação de inadimplência para o administrador e para o participante.
Após essas duas sprints, voltaremos com o nosso early adopter e validaremos se a solução está fazendo sentido, se estiver faremos a última iteração (uma sprint) para pequenas correções e fechar o pacote para teste.
Ponto importante: Veja como o nosso roadmap de um mês parece enxuto, porém as duas sprints são uma corrida contra o tempo e muitos desafios não mapeados aparecerão. Considere os problemas que você ainda não sabe que existem no seu tempo.
E claro, se sobrar tempo corremos com melhorias ou outras funcionalidades. Mas o sucesso está definindo entre todos.
Quer participar da ClubEZ? Entra no nosso Discord e participe!
🤝 Una forças
O mais importante tópico desse Build in Public sem dúvidas.
A jornada de empreender e construir um produto deve ser compartilhada. Em todos os meus desafios estive com pessoas incríveis e estar com essas pessoas me inspirou, motivou e me ensinou muito!
Tanto aqui na B2B, no Videnci, na Ecoloop, Groner e agora na ClubEZ.
⛵️ Avalie o seu perfil e o que você ama fazer, mapeie critérios de personalidade e agora convide pessoas complementares e melhores que você para se juntar ao barco!
Te garanto, os seus sócios tornarão a experiência de empreender em algo apaixonante.
Os critérios que eu uso para me juntar ou convidar pessoas são esses:
Compromisso de Alma: Pessoas que amam o desafio da mesma forma e na mesma intensidade que você fazem com que o desafio não seja um trabalho ou uma tarefa e sim um chamado para algo transformador e único, assim como a percepção da vida ou do tempo.
Empolgação: Todo desafio, toda empresa, toda vida é uma inconstância entre altos e baixos… E honestamente, as circunstâncias ao nosso redor tendem muito mais a darem “errado” do que “certo”.
A empolgação com esse chamado, desafio, missão, whatever, chame como quiser faz com que 1) nas adversidades constantes do dia-a-dia você se mantenha consistente e 2) faz com que você comemore com intensidade qualquer pequena vitória.
Trazendo o equilíbrio para a rotina e a consistência necessária para se manter firme. Mantenha a sua empolgação alta, é contagiante.Espírito inevitável: Seja inevitável, ao menos a você.
Os dinossauros passaram mais tempo na terra até serem extintos do que toda a história da humanidade até agora, então se analisarmos desta perspectiva, os 90, 100 anos que iremos viver é muito breve.
Praticamente um piscar de olhos.
Então por que não ser inevitável, ou ao menos tentar?
A definição de ser inevitável é aquele que não pode ser impedido, e quem mais impede as pessoas são elas mesmo.
Seja inevitável, ao menos a você.Honestidade e Moralidade: O princípio fundamental de uma sociedade é a confiança plena. Só devemos confiar em pessoas que provem serem honestas e de moral intocável.
As decisões que formatam o passado do seu sócio ou as decisões que são tomadas com outras pessoas em sua frente são aceitáveis na sua perspectiva?
Se uma pessoa penaliza alguém de forma imoral na sua frente, saiba com toda certeza que você será o próximo em algum momento.
Moral e honestidade são forjadas na alma. É um instinto.
Na minha opinião, impossível de ser adquirido ou treinado ao ser adulto.
Dito isso, fico muito feliz de dar as boas vindas aos novos sócios da ClubEZ: - Arthur Coninck, Lucas Garcia e Daniel Venna, meus amigos, leitores da B2B e ex-colegas de trabalho.
Esse Build in Public toma uma outra proporção, além de ser desenvolvido em público, a comunidade agora participa como sócios interinos deste projeto.
O nosso Build in Public encerra 2023 exatamente na metade!
Ano que vem falaremos sobre PLG, Product-Market Fit, Marketing e finalmente o lançamento para o mercado e vivenciarmos os nossos primeiros resultados juntos!
Não vejo a hora! 😎
Retrospectiva 2023 🎉
e reflexões
Lembro de na mesma época do ano passado ter comentado com um ex-sócio sobre 2023, eu disse a ele enquanto beirávamos o burnout na antiga companhia em que éramos executivos:
– “É cara… 2023 será diferente…”
– “Como assim "diferente”?”
– “Sei lá cara, diferente. Tudo. Tudo diferente”
E mesmo de forma subjetiva e abrangente eu nunca havia sido tão assertivo em uma profecia.
😎 01 de Janeiro voltava de um cruzeiro com as energia renovadas, começávamos o ano com a B2B alcançando a marca de 1.100 subscribers! Esse número em 9 meses de newsletter, sem colocar nenhum real em ads.
Estava muito empolgado para o ano que começava! Muitas metas, objetivos e determinação! Tudo alinhado para o grande ano que começava!
…
😨 09 de Janeiro fui desligado desta companhia – por mais trágico que possa parecer, a mim foi o dia mais feliz dos últimos dois anos.
📉 Durante quase 4 meses fiquei desempregado, vendo milhares de startups anunciando layoff, falência, corte de custos… Todos os dias, vendo mais e mais desligamentos.
Com os layoffs das big techs, profissionais de alto pedigree lotaram o mercado. A concorrência tinha aumentado em todos os quesitos.
Havia um CPO de uma grande empresa de tecnologia em Londres que estava muito empolgado na minha contratação, conversávamos direto sobre as possibilidades e como eu poderia contribuir com o time quando, prestes a fecharmos um acordo, ele me liga:
– Hey… Gabriel?
– Oi Jeremy! Como vai?
– Cara… Não muito bem.
– O que aconteceu?
– Bom… Não sei como te falar isso… Mas a diretoria mandou cortar todas as vagas que precisem de sponsorship neste momento e isso inclui a sua. Na última semana recebemos mais de 52 mil currículos para a empresa, eles não acham que faz sentido investirmos dinheiro em trazer alguém de tão longe tendo esse pool de talentos disponível. Sinto muito.
… Menos uma empresa.
Lembro da dor e do constrangimento em contar para a Mariana (minha namorada na época) que eu havia mais uma vez fracassado. E lembro também que todas as vezes que compartilhava com ela mais um “não", dela me abraçar e me motivar novamente a tentar de novo.
Por mais difícil que esse período tenha sido, eu nunca me senti sozinho, e isso eu devo a minha família, a Mariana, mas também a você que está aqui.
Esse comunidade me fez eu sentir abraçado, todos os dias, por você que nos lê semanalmente.
A B2B foi meu refúgio e minha terapia. E eu só tenho a agradecer.
“Tudo o que você precisa é uma casa cheia de amor, um corpo e uma mente saudável, e nada disso pode ser comprado”
– Naval Ravikant
Participei de 42 entrevistas, do Brasil a Índia, e consegui 4 propostas.
Até que tudo começou a melhorar…
☀️ 04 de Abril entrei na Ecoloop.
🌻 17 de Abril fui convidado a me juntar a Bia e o Ronaldo na Groner.
🔎 26 de Maio lançamos o primeiro report SaaS brasileiro pela B2B.
💍 27 de Junho pedi a Mariana em noivado.
🚀 29 de Junho Ecoloop me convida para liderar os times de Marketing e Tecnologia presencialmente em Boston.
🤝 17 de Julho Brasuca entra na Builders 2 Builders.
💒 25 de Agosto eu e a Mari casamos oficialmente.
🇺🇸 25 de Setembro nos mudamos para Boston.
E agora, 19 de Dezembro eu escrevo essa newsletter, muito mais sentimental do que eu sou e muito mais feliz e grato do que qualquer dia já fui pelo ano que passou!
2023 foi difícil, mas talvez por justamente ter sido difícil que chego perto do encerramento dele tão feliz.
Muitos aprendizados, muito amadurecimento e muitas conquistas.
Obrigado a você, que faz parte dos mais de 5,770 assinantes que a Builders 2 Builders conquistou, sendo mais de 4,500 só neste ano e obrigado aos usuários pagantes, que mesmo não entregando grande valor na assinatura paga esteve nos apoiando (temos grandes planos para vocês ano que vem).
A vida é uma inconstante entre altos e baixos, que na tentativa de equilibrar entre um e outro nos ensina muito.
Tenha calma…
Tudo passa.
Respire.
Não desista.
Confie no processo.
Cada um está no seu tempo, na sua rotação.
Confie em você!
Muito obrigado por tudo!
Um feliz natal repleto de amor e um ótimo ano novo!♥️
Que sejamos os representantes da paz, da união e da bondade neste mundão maluco!
Te vejo em 2024! Até lá! 👋
– Gabriel Espíndola