High Tempo Testing: Um Framework de Crescimento ⏱
Testes rápidos que buscam aprimorar processos, KPIs e impulsionar seus resultados, o framework cunhado por Sean Ellis, esmiuçado em 4 partes práticas para você aplicar ainda hoje, hoje na B2B.
Acabou o carnaval, bora falar de Growth que o ano começou de verdade 🎉
No centro de todo crescimento está a iteração.
Você testa centenas de ideias. Muitas falham. Você aprende. Você altera. Você cresce. Em resumo, isto é High Tempo Testing.
O High Tempo Testing é uma estrutura que foi proposta pela primeira vez pelo Sean Ellis, fundador da Growth Hackers.com e autor do Hacking Growth.
A ideia é que a melhor abordagem para o crescimento do seu negócio é a concepção rápida e o teste de ideias.
Ou seja, você basicamente desenvolve um sistema para gerar ideias, experimentar, aprender com essas experiências e aplicar as lições para melhorar todo o processo. Em resumo: testar, testar e… testar mais um pouco.
A maioria dos profissionais de Growth entende que o growth hacking não é uma tática específica, mas sim o processo de descobrir quais táticas serão eficazes para o crescimento de seus negócios.
Essa “descoberta” acontece por meio do teste de potenciais alavancas de crescimento, desde novos canais até novas funcionalidades para gerar mais engajamento dentro de um produto. Quanto mais testes você executar, mais você vai aprender sobre como expandir seus negócios. Portanto, é natural você querer executar o maior número possível de testes por período de tempo. Essa é a ideia por trás do High Tempo Testing
Sean Ellis
High Tempo Testing
A área de Growth é difícil.
Depois de trabalhar 3 anos liderando canais de performance e estratégias de inbound tentei negar a área, migrei para produto, tive que implementar PLG na prática, me apaixonei por PLG, tive que voltar para canais e pro Inbound, descobri que PLG é um híbrido entre Growth e Produto e que sem Growth na equação de nada adiantaria o meu produto. Aceitei a área de novo e estou apaixonado mais do que nunca – Tá aí o verdadeiro long story short da minha carreira 😅
A verdade é que a maioria das empresas luta para encontrar drivers e alavancas de crescimento sustentáveis – ainda mais neste momento. E nisso, a frustração aparece. Uma frase que eu li e que me marcou é que o momento de uma empresa é binário: Ou você está crescendo ou você está morrendo.
Então, muitas vezes é melhor trabalhar duro para encontrar seus drivers e alavancas de crescimento do que passar por uma fase de crescimento lento e/ou estagnação.
O High Tempo Testing propõem que este teste rápido de ideias é a maneira mais eficaz de crescer sua empresa de maneira previsível.
O framework é autoexplicativo e matemático.
Se você tentar uma centena de ideias, algumas vão dar certo e isso geralmente é o que as startups fazem antes do Product-Market Fit.
👉 Você constrói um protótipo. Não comece pelo MVP.
👉 Testa.
👉 Aprende com o feedback da sua suposição de ICP, altera e…
👉 Tenta de novo até conseguir criar os primeiro indícios do Product-Market Fit.
👉 Repete.
O próprio Growth hacking, em sua essência, nada mais é do que testes rápidos de ideias e suposições de Growth e avaliação do que funcionou. Para encontrar as melhores alavancas de crescimento, você precisa produzir toneladas de ideias e claro: Testar.
O mais importante é continuar testando até encontrar algo que funcione. Na verdade, é um processo contínuo. Você tem que tentar desenvolver uma disciplina para testar ideias diariamente e semanalmente com o foco no crescimento.
A ideia do High Tempo Testing parece simples demais para funcionar. Não é nenhuma ciência de foguete. Nenhuma teoria complexa. É uma estrutura simples para gerar ideias, testar de forma consistente e garantir que o conhecimento seja documentado a cada teste e aplicado em novos experimentos.
Porém, contudo, entretanto, como tudo em nossa indústria Tech/SaaS colocar em prática que é o complexo.
Na verdade, é complexo e requer recursos.
Disciplina.
E compromisso seu e do seu time.
Como o framework sugere, para que ele funcione, você deve implementar como parte consistente da sua estratégia e esforços de Growth.
Bora tomar um café? ☕️
Um break no conteúdo bem rápido pra me deixar a disposição pra conversarmos sobre qualquer um dos assuntos que trato aqui na B2B.
Se tiver interesse: Café virtual comigo ☕️
👉 Além disso, todos os dias eu produzo conteúdo no meu LinkedIn e você pode me seguir por lá para consumir conteúdos em outros formatos.
Aplicando na Prática em 4 passos
O Framework é um ciclo de 4 partes, muito parecido com um flywheel, ou com o tradicional PDCA do Kaizen, mas muito mais adaptado para os dias e empresas de hoje:
Gerando Ideias: Construa um sistema rápido para gerar ideias. Algumas empresas usam reuniões semanais, chamadas abertas para ideias, um link para um pipeline e assim por diante.
Priorização: Monte um processo (e princípios) para filtrar ideias e identificar as melhores para trabalhar.
Gerenciando os Testes: Construa um sistema para gerenciar os testes contínuos de ideias.
Aprenda: Agora, capture as lições de vários testes e coloque em prática.
1) Gerando Ideias
Está é a parte mais importante do framework, afinal é daqui que virão os insumos para todo o resto.
Então, o seu primeiro trabalho é identificar as ideias e experimentos que valem a pena botar energia. Porém, encontrar ideias não é fácil.
No começo você pode reunir a sua equipe e criar momentos para criarem ideias juntos porém rapidamente você vai ficar sem ideias.
Algumas sugestões:
Reuna uma pequena equipe que agora é responsável por apresentar ideias.
Você pode fazer por ciclos, ou colocar um KPI para metrificar quantas novas ideias o seu time/squad de Growth está sugerindo de novas ideias.
Envolva todos da empresa no momento de gerar ideias, independente do setor ou do nível hierárquico. Boas ideias podem vir de qualquer lugar e a diversidade é uma das chaves que vai potencializar o processo.
Realize uma reunião semanal (weekly) de geração de ideias. Convide todos para a reunião.
Não destrua ideias pela qualidade. Incentive as pessoas a compartilhar toda e qualquer ideia.
Você pode criar um sistema para isso,
O que eu já vivenciei em minha última experiência foi um pipeline onde todos os times podiam inserir ideias de testes e fazer a gestão dos testes, a única exigência é que os testes fossem executados durante o período de uma semana – depois disso integrei este pipeline com o Discord da empresa onde mostrávamos para toda a empresa a nova ideia inserida, por quem foi inserida, quais os resultados esperados e quando que seria validada a ideia. Foi uma interação bem interessante, para as ferramentas utilizamos a Pipefy para criar o pipeline e as automações, e o Zapier para integração.
Por fim, identifique e sugira um tema principal semanalmente para facilitar, por exemplo: A nossa taxa de aquisição não está adequada, quais as hipóteses e ideias que podemos transformar em testes?
2) Priorização
Você não pode implementar todas as ideias de uma só vez. Com isso, o próximo passo é selecionar as ideias e encontrar as melhores para testar. Sean Ellis sugere um processo chamado ICE para selecionar ideias que representem 👉 Impacto no crescimento, 👉 Confiança na ideia e 👉 Facilidade de implementação.
Usando o ICE, selecione as ideias que têm o máximo impacto no crescimento, que tem certeza – ou quase isso – de que darão certo e que são as mais fáceis de implementar.
A priorização têm importância crítica para que a execução aconteça adequadamente. Na verdade, o resultado vai estar diretamente relacionado com a sua habilidade em escolher as melhores ideias com base na pontuação do ICE, bem como na sua excelência na execução.
3) Crie um Sistema de Testes
E aqui mora o trabalho real.
Ótimo, você gerou ideias.
Você também já priorizou algumas ideias que gostaria de testar esta semana.
👉 Agora você coloca essas ideias em um teste.
O desafio é que é um processo contínuo. Não é como se você fosse testar suas ideias um dia e pronto – na verdade isso é que o normalmente acontece, mas não é o correto.
O fundamento sobre o High Tempo Testing é que você DEVE continuar testando todos os dias e todas as semanas. E aqui mora a dificuldade do framework, ele exige uma operação pesada e que também requer fortes habilidades de execução e gerenciamento. E é por isso que é fundamental ter um sistema para gerenciar sua operação de High Tempo Testing.
Decida quantas ideias deseja testar por semana e por mês.
Decida quem irá executar essas ideias e testes.
Crie um backlog de ideias e passa pelos crivos da priorização e da implementação rápida.
Estabeleça uma reunião semanal (weekly, checkpoint, qualquer nome que você quiser) para monitorar os testes e gerenciar o ritmo do time.
Se você não conseguir testar as ideias com rapidez suficiente e não conseguir gerenciar bem todo o processo, isso vai atrasar todo o resto.
4) Aprenda
Crie um local para armazenar o conhecimento dos testes anteriores, use o Notion, um Google Sheets, ou qualquer ferramenta que guarde o histórico do que foi testado.
Esta etapa vai melhorar os seus testes futuros, vai evitar que você cometa o mesmo erro duas vezes e execute o mesmo teste novamente no futuro.
Também vai ajudar o seu time a aprender e os novos membros que ingressarem a aprender com os exemplos anteriores.
As lições dos experimentos vão te ajudar a melhorar a estrutura geral do seu time de Growth.
Pra fechar ⚡️
Growth é complicado e como digo em quase todo texto: Não há bala de prata.
A única bala de prata que existe é a consistência – e que coincidentemente vai de desencontro com os anseios megalomaníacos do mercado, mas estamos aqui para construir empresas saudáveis, que cresçam durante décadas, ou quem sabe séculos, gerando valor e criando uma história de transformação pro mercado, pros clientes e para as pessoas que participam do sonho.
O High Tempo Testing é um framework que permite que as empresas encontrem alavancas através de testes quantitativos, validando rapidamente e aplicando na prática os aprendizados.
O que você tem que ter em mente é que, um framework como o High Tempo Testing, assim como o PLG, é um mudança cultural interna. Você tem que focar nisso e explicar para as pessoas o por quê é importante pensar dessa forma.
💎 Comprometimento, humildade, disciplina e consistência é a chave.
🌴 Por fim, recentemente ando pensando em falar sobre a tropicalização do PLG, com insights pessoais, erros, acertos e algumas críticas pessoas, pensando nisso criei este pool abaixo para saber a sua opinião:
Até a próxima! 👋
👉 Utilizei o conteúdo do Rahul Kader como inspiração, acesse ele em inglês clicando aqui.
O que você achou desse conteúdo?💡